Nossas pesquisas pretendem contribuir com o campo da EDUCAÇÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO SEXUAL e da EDUCAÇÃO CORPORATIVA, na medida em que se pretende promover o trabalho com o conhecimento do sujeito, subsidiá-lo com práticas de leitura e escrita, práticas de análise sociais, discursivas mais profícuas que possam fazer o sujeito, a partir dos estudos das ideias foucaultianas sobre a estética da existência, quiçá estimulá-lo a criação de um estilo próprio, através da prática de técnicas de cuidado de si, com intuito de se constituir como artesão da beleza de sua própria vida.

As pesquisas do GESTELD têm como objetivo principal investigar os modos de existência, os estilos de vida e as formas de subjetividades e singularidades que (re)constroem/ (re)constituem/ (re)significam discursivamente o SUJEITO do universo: da Educação; do Social, do Midiático e virtual, do Econômico e do Cultural.

Que efeitos de sentido os modos de existência, os estilos de vida e as formas de subjetividades e singularidades afetam esses sujeitos discursivos “imaginários” e/ou “reais” e como esses efeitos constituem a verdade e a realidade que nos cerca? Como esses sujeitos expressam, vivenciam, relacionam-se com sua identidade/sexualidade/existência na contemporaneidade? O que fomos? O que somos e o que queremos ser hoje?

Estudamos, portanto, os modos de existência, a arte de viver segundo os parâmetros foucaultianos, em que se pensa a ética como estratégia, jogando com as liberdades possíveis em um determinado campo, para dar outra forma, sentido e valor aos atos, atitudes e comportamentos de nossa vida. Assim, almejamos uma Educação Libertária/ Emancipatória, em que o cuidado de si e governo de si possam nos levar a uma ética/estética da existência transformando o sujeito em obra de arte.

Partimos da premissa de que o sujeito constitui-se por meio do discurso e no discurso. Nesse sentido acordamos com Foucault quando salienta que “não somos nada além daquilo que foi dito há séculos, meses, semanas” (FOUCAULT, 2003, p. 258).

É sabido que um dos fatores principais das dificuldades do ser humano é a inabilidade de saber se colocar e/ou se inscrever na realidade que o cerca. Platão assevera que a linguagem, leia-se também a palavra e/ou o discurso é pharmakon (significa ao mesmo tempo remédio e veneno, bem e mal). A linguagem permite ao sujeito (se) dizer, “significar e ser significado”, em uma constante (trans)formação, assim, os modos de existência, nossas subjetividades e, consequentemente, nossa realidade constitui-se, significa e é significada por aqueles que a tecem, sendo construída para o bem ou para o mal.

Os modos de ser, pensar e agir de cada ser humano insere-se dentro uma complexidade, a qual envolve as linguagens tanto verbais quanto não verbais em constante movimento. Os dispositivos de comunicação e as tecnologias que nos rodeiam para confeccionar essa construção discursiva do sujeito, desde a antiguidade se faz por meios tecnológicos diversos: da oralidade, a escrita, a imprensa até chegar na contemporaneidade com um leque recursos midiáticos, tais como, o youtube, as redes sociais, a TV, a webrádio, os podcasts, os vídeocasts, literaty-cards, entre outros .

Nesse processo da constituição dos modos de existência, compreender a si e ao outro envolve algumas competências que nos são caras, como por exemplo: a de ler (interpretar), escutar e a de se expressar – seja por escrito, seja por meio da arte, seja por meio digital e outros.

Acordamos com Foucault:

O discurso nada mais é do que a reverberação de uma verdade nascendo diante de seus próprios olhos; e quando tudo pode enfim, tomar a forma do discurso, quando tudo pode ser dito a propósito de tudo, isto se dá porque todas as coisas, tendo manifestado intercambiado seu sentido, podem voltar à interioridade silenciosa de consequências de si.  (FOUCAULT, 2000, p. 48-49)

Profª Drª Maria Regina Momesso

Coordenadora do GESTELD

Principais Atividades

GESTELD

  • Realização de pesquisas;

  • Desenvolvimento de estudos teóricos;

  • Desenvolvimento de Cursos de Extensão;

  • Desenvolvimento de Projetos de Extensão;

  • Workshops e oficinas;

  • Consultorias Escolar e Corporativa

  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram ícone social

© 2018 por Gesteld. Criado orgulhosamente com Wix.com